Carros europeus receberão caixas pretas como dispositivo de segurança padrão até o final de 2024

Carros europeus receberão caixas pretas como dispositivo de segurança padrão até 2024
Carros europeus receberão caixas pretas como dispositivo de segurança padrão até o final de 2024 (Tobias Tullius / Unsplash)

Carros europeus novos serão equipados com caixas pretas, semelhantes às de aviões, como dispositivo de segurança padrão até o final de 2024.

+Lego lança coleção de carros de corrida da F1 com edição especial de Ayrton Senna
+Comissária de bordo revela 3 erros que as pessoas cometem ao reservar passagens aéreas
+Holanda irá entregar mais 6 caças F-16 para a Ucrânia

Esses dispositivos, conhecidos como Event Data Recorders (EDR), serão obrigatórios em todos os veículos de passageiros com capacidade para até nove ocupantes, além de vans e picapes com peso de até 3,5 toneladas, abrangendo toda a União Europeia.

A medida, que inicialmente era aplicada a novos projetos veiculares, agora será estendida a todos os carros registrados.

Essas caixas pretas, que na verdade são laranjas para facilitar a localização em caso de acidente, são fundamentais para esclarecer acidentes, registrando dados cruciais como velocidade, frenagem, posição do veículo na pista e ação dos sistemas de segurança, como airbags e pré-tensionadores dos cintos de segurança.

O EDR para carros, assim como seu equivalente aéreo, armazena informações por um período limitado, registrando eventos cinco segundos antes e 0,3 segundo depois do impacto.

Os dados gravados pelo EDR são protegidos e podem ser acessados por meio de várias técnicas, como a entrada OBD (On Board Diagnostic) ou diretamente do dispositivo.

Fonte: Quatro Rodas

Back to top